O que é o coaching ? É  um processo em que há uma parceria continuada  entre o coach e o coachee ( cliente)  durante um período definido que permite ao cliente através de uma reflexão profunda,  uso da sua criatividade e acção, obter resultados concretos e mensuráveis na sua vida profissional e pessoal.

Para que serve ?

Para iniciar e produzir a mudança que tanto deseja na sua vida no âmbito pessoal ou profissional ou a expansão que almeja, conseguindo ter um foco, um plano e uma ação pensada, reiterada e monitorizada. Ter um coach a acompanhá-lo  nesse processo, faz toda a diferença, não só quando é tomada a decisão, como também no apoio à consistência da atitude necessária para a executar.

Acredita-se e parte-se do principio que o cliente é capaz e tem em si todas as respostas.

Através do olhar atento e observador do coach, do seu acompanhamento e do seu papel de facilitador , usando  várias ferramentas usadas no processo, entre elas, as perguntas frequentes , o cliente, ganha perspetiva e consciência, apercebe-se do seu sistema de crenças, adota novas maneiras de fazer as coisas, descobre os obstáculos e cria as condições de desenvolvimento e progresso. É um processo que implica sempre decisões por parte do coachee e acções, em direção aos seus objetivos .

Coaching não é terapia

Enquanto na terapia, o terapeuta dirige-se ao passado para progredir no presente, o coaching é focado no presente , na realidade atual do cliente, em direção ao futuro.

 

Quanto tempo dura?

Depende da questão e do que for acordado em coach e coachee, mas em média um mínimo de 7-10 sessões

- Fonte: ICF Portugal (International Coaching Federation) :

"Geralmente, o processo de coaching inicia-se com uma entrevista pessoal – presencial ou em teleconferência – para aferir as oportunidades e desafios actuais do indivíduo ou do negócio, definir o âmbito da relação, identificar prioridades para acção e estabelecer os resultados específicos desejados. As sessões de coaching subsequentes poderão ser conduzidas presencialmente ou por telefone(Skype), com uma duração previamente estabelecida. No período entre sessões de coaching agendadas, o indivíduo poderá ser convidado a realizar determinadas tarefas que servirão de suporte ao alcance dos objetivos priorizados. O coach poderá fornecer recursos adicionais tais como artigos relevantes, checklists e avaliações ou modelos que suportem o pensamento e as acções do individuo ou do negócio. A duração da relação de coaching variará consoante as necessidades e preferências."

 

Quais as responsabilidades do coach e coachee?

- Fonte da informação: ICF Portugal (International Coaching Federation):

"O coach:

  • Fornece avaliação objetiva e observações que promovem a autoconsciência do indivíduo ou da equipa e a consciência dos outros.

  • Escuta ativamente para compreender perfeitamente as circunstâncias do  indivíduo ou da equipa.

  • Atua como uma caixa de ressonância na exploração de possibilidades e  implementação de um planeamento cuidadoso e na tomada de decisão.

  • Descobre oportunidades e potencial, encoraja e desafia em acordo com os pontos fortes e aspirações pessoais.

  • Promove mudanças no pensamento que revelam novas perspectivas.

  • Ilumina novas possibilidades e apoia na criação de cenários alternativos.

  • Mantém limites profissionais no relacionamento de coaching, incluindo a confidencialidade e adere ao código de ética da profissão de coaching (para consultar o código de ética aceder a http://icfportugal.com/credenciacao/codigo-de-etica/)

O indivíduo (coachee):

  • Cria a agenda de coaching com base em objetivos de coaching que sejam significativos do ponto de vista pessoal.

  • Utiliza a avaliação e as observações para aumentar a autoconsciência e consciência dos outros.

  • Prevê o sucesso pessoal ou da organização.

  • Assume total responsabilidade pelas decisões e ações pessoais.

  • Utiliza o processo de coaching para promover a reflexão e a criação de novas perspectivas.

  • Realiza ações desafiadores em alinhamento com os objetivos e aspirações pessoais.

  • Utiliza a reflexão sobre o todo e competências de resolução de problemas.

  • Utiliza as ferramentas, conceitos, modelos e princípios partilhados pelo coach na realização de futuras ações efectivas."

 

TESTEMUNHOS DE COACHEES:

  • "Queria deixar o meu testemunho, sou a Sofia tenho 30 anos ,estou a passar um episódio da minha vida muito difícil, tiraram me a mim liberdade social,no entanto consegui com esta técnica, encontrar-me dentro desta minha limitação, vi que realmente sou mais forte que pensava e que consigo arranjar alternativas para me fortalecer psicologicamente e fisicamente...nunca tinha feito nada do género e queria que todas as pessoas que pensam que são fracas estão erradas porque se eu consigo todos conseguem. ..
    ...quero agradecer a oportunidade que a minha coach me deu de evoluir como pessoa e ver que tudo vale a pena desde que estejamos dispostos a seguir em frente..mais uma vez muito obrigada por ter feito parte da sua vida e irei sempre lembrar me do que aprendi pela a minha vida futura...um grande bem haja a todos os quee querem mudar ou tornar esta vida boa e melhor."

  • Sofia

  • "O coaching apareceu na minha vida numa altura de grande mudança, tanto a nível profissional como pessoal. Quando me foi proposto este desafio por uma amiga, eu aceitei de imediato e comecei pouco tempo depois um plano de 10 sessões com a Nídia.
    Confesso que já tinha ouvido falar no termo coaching, mas não sabia ao certo qual era a sua metodologia, nem como as sessões se iriam desenrolar. Mas todas essas dúvidas desapareceram na primeira apresentação.
    Fiquei entusiasmada com a diferente forma de ver a vida, que me apresentaram. No entanto, nem tudo foi simples e fácil. De sessão para sessão, de semana para semana, e tudo o que se passava no meio de ambas, nomeadamente a realização de alguns "trabalhos de casa" e uma reflexão (por vezes) bastante aprofundada de mim mesma, meteu tudo o que me rodeava e o meu EU em perspectiva.
    Apesar desta consciencialização requerer muita força de vontade e esforço, a dedicação da Nídia e o saber que alguém acredita que eu consigo, tornou possível a realização de certas tarefas e a superação de obstáculos e objetivos que eu mesma defini.
    Para além de seguir o lado "mais teórico" do plano de coaching, a Nídia tornou tudo mais prático e real, com exemplos, experiências e ideias ... Nomeadamente, o poder da mente e do pensamento e como isso afeta as coisas que nós fazemos.
    Aprendi muito com esta experiência e certas coisas vou manter em prática no meu quotidiano, bem como conheci uma pessoa que tenho a certeza me vai ajudar, naquilo que conseguir, sempre que eu precisar..."

  • Mercês

Coach: Nídia Ramos