Um workshop de constelações familiares, traz à consciência o que precisa ser visto pelo cliente e ainda não o foi, é uma oportunidade de olharmos para nós mesmos e para a dinâmica do nosso sistema familiar, sem intenção e sem julgamento. Essa mudança da imagem interna do sistema familiar é por si muito transformadora.

 


Segundo B. Hellinger, o Amor precisa de uma determinada ordem para poder fluir e quando há uma desordem, as dinâmicas da constelação apontam para um bloqueio no fluxo do Amor, havendo necessidade na maior parte dos casos de haver um movimento próprio para restabelecer a harmonia e criar um sentimento de leveza desbloqueando e reconectando o fluxo do Amor que fora interrompido.

Alguns exemplos de temas que podem ser abordados numa constelação familiar são:


- Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios avôs,...)
- Conflitos entre casais
- Dificuldade em lidar com perdas de familiares, pessoas queridas ou parceiros
- Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral
- Dificuldade em comunicar
- Problemas de saúde

"Quero dizer algo sobre a sensação de estar completo e sua origem: esta sensação nasce em mim quando alguém que pertence ao meu sistema ganha o seu lugar no meu coração. É isso que significa realmente "estar completo". Só a partir dessa plenitude você está livre para se desenvolver".
Bert Hellinger

 
 
Mas o que quer dizer "Constelar um Tema?"
É uma das formas de se participar num Workshop com um grupo de pessoas ou, em alternativa, no atendimento individual com figuras. Cliente é a pessoa que enunciará o tema pessoal que o incomoda ao facilitador da constelação. O constelador, aborda o tema fazendo algumas perguntas e pede para o cliente escolher as pessoas que irão representar determinados papeis. O cliente coloca os representantes e o constelador acompanha a dinâmica que surgir. Através da observação dos olhares dos representantes, das posturas do corpo e das direcções para onde estão virados, as dinâmicas ocultas começam lentamente a vir à superfície. A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema dinâmico que surja. Pode durar de 5 minutos a uma ou mais horas. O tempo de duração de umaconstelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela irá terá no cliente e nos representantes. Participa na contelação, não só quem coloca o tema, como também quem é escolhido para representar papeis no sistema e também quem apenas está a assistir.
 
Facilitadora: Nídia Ramos