As constelações ajudam-nos a compreender que por trás de comportamentos aparentemente incompreensíveis há uma ordem oculta, que por trás de cada gesto há amor e uma história. Conhecer e compreender essas história permite-nos começar um processo de mudança para nós e para as gerações futuras.

"Vivemos num mundo no qual precisamos partilhar responsabilidades. É fácil dizer "Não é o meu filho, não é a minha comunidade, não é o meu problema." E depois há aqueles que vêm o que é necessário e respondem. Considero essas pessoas os meus herois."
Fred Rogers

Porque agimos de formas contrárias ao que sentimos e pensamos? Em que situações nos sentimos compelidos a agir de formas que nos prejudicam e vão contra os nossos próprios interesses? Porque reproduzimos com os nossos filhos e os que nos são mais queridos comportamentos que nos fizeram sofrer.

Podemos ver o que a vida mostra e o que ela esconde e ir além das noções de certo e errado, bem e mal, encontrar aquilo que é verdadeiro. 

Passámos por muito, como indivíduos, como famílias, como sociedade, estamos emocionalmente feridos, e essas feridas não curadas, escondidas, são uma doença contagiosa que está a destruir o mundo. Repará-las é a maior emergência que conheço. Em vez de criticar e apontar as feridas dos outros para esconder as nossas, todos temos que nos tornar capazes de reconhecer essas feridas e apoiar o processo da sua cura, com alegria e amor.. 

Esta é um trabalho dedicada a esse processo coletivo de recuperar a alma.

Somos todos a mesma tribo a habitar o mesmo planeta. 

 

Para leres mais acerca do Projecto Co.Mover.Se, clica aqui

Facilitadora: Fátima Marques