"O kundalini Yoga é um Yoga completo por si mesmo, que pratica 22 diferentes ramos do Yoga num único sistema. É uma prática poderosa com efeitos mais ou menos imediatos, que pode ser praticado por qualquer pessoa de acordo com a sua aptidão e vontade e que permite o despertar gradual da energia kundalini."

Terça-feira - Das 12h30h ás 14h

Terça-feira - Das 18h ás 19h30m

 

Kundalini Yoga, o que é?

O Kundalini Yoga ou yoga da consciência ou do despertar, é uma disciplina milenar, com origem no subcontinente indiano, trazida directamente para o ocidente através de Yogi Bhajan a partir de 1969.

O yoga tem na sua origem, como objectivo último a união entre a unidade individual de consciência de um ser humano com a Consciência Infinita, a nossa verdadeira origem.

Kundalini refere-se à energia primordial da consciência, ou nervo da Alma que está presente em todos os seres humanos, normalmente adormecida na base da coluna e que quando desperta nos conduz ao nosso Ser Autentico.

O kundalini Yoga é um Yoga completo por si mesmo, que pratica 22 diferentes ramos do Yoga num único sistema. É uma prática poderosa com efeitos mais ou menos imediatos, que pode ser praticado por qualquer pessoa de acordo com a sua aptidão e vontade e que permite o despertar gradual da energia kundalini.

kundalini yoga, porquê praticar?

O Kundalini Yoga actua de forma directa no equilíbrio físico, mental e emocional e espiritual.

Fortalece, alonga e relaxa toda a musculatura. Harmoniza todo o metabolismo através da sua acção nos diversos sistemas: Exemplos disso são o aumento da capacidade respiratória; a activação da circulação sanguínea; o fortalecimento do sistema imunitário; o desenvolvimento do sistema nervoso; o equilíbrio do sistema endócrino.

Como consequência os níveis de vitalidade física e psíquica aumentam.

Aprendemos a acalmar a mente e a desenvolver a intuição, para que possamos estar mais conscientes do nosso corpo, emoções, pensamentos, e assim reconhecer o que é realmente importante e verdadeiro para nós.

Importantes nesta relação entre o nível físico e psíquico e espiritual, estão os sistemas glandular e nervoso:

Quando a energia do sistema glandular (associado aos chacras) se combina com a energia do sistema nervoso, a totalidade do cérebro recebe e processa os sinais de uma forma mais apurada e eficiente e todos os chacras se equilibram e fortalecem. Então tornamo-nos totais e completamente conscientes e o nosso potencial criativo torna-se disponível para nós.

Pelo caminho, reduz o stress, trazendo saúde e bem-estar, dando-nos força interior e capacidades para enfrentar os desafios do mundo actual.

Uma aula de Kundalini Yoga dura cerca de 60-90 minutos com a seguinte estrutura:

  • Abertura com a recitação de um mantra de sintonização com a corrente de todos os professores que ensinaram e ensinam KY e que estão ligados a Guru Ram Das. Esta corrente funciona como um canal através do qual a energia, a sabedoria e a proteção desta tradição fluem até ao professor e, através do professor, até aos seus alunos, funcionando como factor unificante do grupo.

  • Exercícios de aquecimento,

  • Prática de determinado kriya, sequência precisa de movimentos, posturas físicas, sendo muitas delas dinâmicas, técnicas de respiração e som, que se integram para permitir a manifestação de um estado particular, uma faceta da consciência, e que tem como objectivo último o despertar da consciência. Há centenas de kriyas ensinadas por yogi Bhajan de modo que é raro duas aulas serem idênticas.

  • Relaxamento profundo, essencial para a assimilação dos efeitos do kriya.

  • Neste ponto o corpo e a mente já estão preparados para a prática da Meditação, parte integral da aula, e que inclui uma respiração especifica ou cântico de um mantra e adopção de um mudra (postura de braços e mãos).

  • Conclui-se a aula através do entoar de uma bênção universal de amor, a canção do eterno sol, e do Bij Mantra, a verdadeira identidade do Ser.

Professor: Prakash Sahib Singh (Pedro Sérgio)

Iniciou a sua prática de Hatha Yoga em 1998 e a prática de Kundalini Yoga em 2011, tendo concluído a formação de professores de Kundalini Yoga em 2018 com Satya Kaur e Shiv Charan Singh, na Quinta do Rajo, sede da Escola Internacional de Karam Kriya, assim como um Ashram na tradição do kundalini yoga segundo Yogi Bhajan e os Gurus Sikhs.

Também na Quinta do Rajo, em 2010, começou os seus estudos em Karam Kriya, com Shiv Charan Singh, Numerologia Sagrada, método de aconselhamento espiritual guiado pela análise e interpretação dos números, tempo e vida da pessoa.

Estudou Astrologia no Quiron (Centro Português de Astrologia) entre 2005 e 2012, com Maria Flavia de Monsaraz, Nuno Michaels, Alan Oken e José Luís Santos.

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.